Ballet para adultos

sexta-feira, janeiro 25, 2013 Sílvia Oliveira 5 Comentários

| |

É um artigo brasileiro, mas considerei-o representativo da experiência que tenho tido como professora de Ballet para adultos (mulheres e homens) a partir dos 20 anos de idade e decidi partilhá-lo convosco neste espaço.

Felizmente, o preconceito de que Ballet é para crianças está a tornar-se obsoleto, principalmente porque existe cada vez mais a realidade de aulas de Ballet exclusivas para adultos, sejam estes experientes ou não! Eu própria frequentei aulas de Ballet aos 20 anos numa turma de crianças e não gostei. O desconforto da desadequação foi maior que a vontade de aprender, e tenho a certeza que os que o experimentaram também o sentiram. 

Depois de concluir a minha licenciatura, um dos projectos que tinha em mente era o de promover uma turma de Ballet para adultos sem qualquer experiência em dança, para que estes pudessem aprender tudo desde o início, tal como acontece com o ensino direccionado às crianças, mas num ambiente completamente diferente.
Artigo Brasileiro - Balé volta à moda entre mulheres com mais de 30
Artigo Brasileiro - Balé volta à moda entre mulheres com mais de 30
As pessoas que procuram o Ballet, como o artigo refere, procuram uma distracção do quotidiano, um escape para o stress do dia-a-dia, procuram o concretizar de um sonho de infância, aliado às responsabilidades enquanto adulto. Este equilíbrio pode ser alcançado, conseguindo ser simultaneamente divertido e enriquecedor, ao mesmo tempo que se pratica uma actividade física, tão importante para combater os hábitos mais sedentários.

O apoio dos amigos e familiares perante estas decisões nem sempre se apresenta de forma positiva, sendo bastante comum alguém fazer questão de dizer que "já não é idade para aprender Ballet". Talvez sejam essas pessoas que gostavam de arriscar mas que não conseguem. Para aqueles que têm dúvidas desafio-os a aparecer, só quando experimentarem vão perceber se se trata ou não de uma aula à sua medida.

5 Comentários

Olá, tenho 34 anos e comecei agora a fazer ballet e dança moderna. Só tenho pena de não ter começado mais cedo porque era um sonho de criança e porque, pela primeira vez, consigo fazer exercício físico que me dá imenso gosto.
Agradeço a todos os professores de ballet que se lembraram que nunca é tarde para começar e que nos levam a sério nas aulas. Sei que não vou ser nenhuma bailarina profissional, mas como diz o artigo, quem começa com esta idade procura outras coisas nesta modalidade...
Acho que deveria ser mais divulgado que existe de aulas de ballet para adultos sem experiência porque quando digo que estou a fazer aulas de ballet muitos perguntam logo se isso não é só para crianças... Eu própria só descobri que havia aulas para adultos por mero acaso.

Adorei saber isto! Ando com esta ideia na cabeça há imenso tempo... Acho que está na hora de fazer umas aulas!

Eu tenho 28 anos e uma das minhas maiores decepções foi nunca ter feito ballet em criança. Fico super contente por saber que não é só uma mania minha e que mais gente partilha o mesmo sonho.
Alguém me sabe dizer onde encontrar aulas de iniciação para adultos em lisboa? Estou farta de procurar e só encontro no norte.
Obrigada!

oi Rita,
Há várias escolas para fazer ballet nível iniciação para adultos em lisboa. Há a EDAK (ww.edak.pt) no lumiar que me parece muito boa. Há a projecto dançar em carnide, a jazzy em Santos, etc. É só fazer uma pesquisa no google- aulas ballet adultos.
Se é mesmo um sonho começa já, vais ver que só vais ter pena é de não ter começado mais cedo.

Sininho disse...

Boa tarde,
Nunca dancei na vida, mas a verdade é que adoro ver tudo o que inclua dança...bailados, filmes, musicais, enfim! Estou mesmo seriamente tentada a começar agora na abertura do ano letivo. Tenho praticamente 31 anos e não sei que dança deveria tentar. Nesse sentido, gostaria de uma sugestão de alguém que perceba do assunto. já agora moro em lisboa, mais precisamente no lumiar, dá aulas perto ou pode indicarme algum sítio? Obrigada