Benefícios do Ballet e Dança para crianças a partir dos 3 anos

terça-feira, janeiro 20, 2015 Sílvia Oliveira 0 Comentários

| | |


Pequena bailarina

Dançar não só é divertido como também é muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.

O Ballet clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Conheça mais sobre os benefícios do Ballet clássico para as crianças.

O que é o ballet clássico?

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a musica e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas . Exige disciplina, boa postura e ritmo. O que o ballet pode fazer às crianças:

- melhora a coordenação motora;
- aumenta a concentração;
- dá noções de espaço e de localização;
- aumenta a flexibilidade;
- dá mais resistência corporal;
- corrige e melhora a postura;
- estimula o desenvolvimento intelectual;
- ajuda a expressão e memória;
- aumenta a auto-estima;
- ajuda a fazer amigos;
- melhora o equilíbrio e reflexos.

O ballet clássico segundo a idade da criança

O ballet clássico para crianças divide-se em duas diferentes categorias, segundo a idade das alunas: dos 3 aos 6 anos (Ballet I e II) e dos 7 aos 9 (Ballet III).

O Ballet I está direcionado a crianças de 3 e 4 anos anos de idade e o Ballet II para crianças de 5 e 6 anos. O principal objetivo das aulas é divertir e estimular a imaginação da criança. As crianças brincam, jogam, divertem-se e aprendem ao mesmo tempo. Elas aprendem exercícios com movimentos que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão. Nesta fase, a criança aprende a ser mais independente e a controlar as suas habilidades motoras e intelectuais, e a reconhecer as suas capacidades.

O Ballet III está direcionado às crianças maiores de 7 anos, pois exige mais disciplina, mais musicalidade e domínio do seu corpo. Através de uma sequência de exercícios, as aulas seguem movimentos básicos com exercícios de chão, barra e de centro, que têm como meta desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura do corpo e a coordenação motora.

MUITO IMPORTANTE: Os pais não devem obrigar nem pressionar a criança a fazer Ballet. É importante que a criança goste e sinta prazer e alegria com a prática desta actividade. O ballet clássico possui os 7 movimentos básicos de qualquer outra atividade física: saltar, alongar, flectir, subir, girar, deslizar e projectar.

Na Escola Dança sem Parar também propomos para estas idades a modalidade da Dança Criativa, que tem os mesmos benefícios do ballet clássico. A Dança Criativa premite uma exploração de movimento mais livre e de acordo com os estados de espírito da criança. Quer numa quer noutra modalidade, outro benefício incontornável é ensinar as crianças a apreciar música clássica e instrumental.

Fonte: GuiaInfantil.com

0 Comentários