Dançar prepara-nos para a vida

terça-feira, fevereiro 10, 2015 Sílvia Oliveira 0 Comentários

A dança e a vida profissional

Se fazes da dança um hobby ou se é a aspiração da tua vida, podes garantir uma coisa: a dança prepara-te para o sucesso! Eu sempre disse que dançar dá uma aprendizagem para a vida, e neste caso em concreto, para fazeres com sucesso o que for que escolhas fazer. As lições que se aprendem do estúdio de dança são lições para a vida e para o futuro. Se tu as apreendes, é muito provável que prosperes em tudo o que decidires fazer. Estas são as 5 lições que nunca deves esquecer: 

1) Auto-motivação 

Para seres um bailarino aceitaste desde cedo que a auto-motivação é a única maneira de evoluires. O teu professor só pode ensinar-te até certo ponto. Tudo o resto depende da tua prática, preserverança, suor e muitas falhas até atingires os objectivos. Depois de atingidos aceitas que tens de aperfeiçoar e que isso pode demorar ainda mais tempo. É o sonho de qualquer patrão ter um empregado que entenda esta atitude. É alguém que mantém o foco no prémio e está disposto a qualquer sacrificio para o ter. Não se consegue bater esta fortissíma característica de personalidade! 

2) Um espírito competitivo 

Por mais que sejamos anti-competição, ela faz parte da nossa natureza. Todos nós temos aquele lado mais ambicioso e que almeja o sucesso. E sabe bem quando o sucesso chega. Enquanto a competitividade é feita numa base positiva, sem sermos vistos como arrogantes, podemos garantir que o nosso patrão olha para nós como um empregado valioso, pois faremos o que for preciso para atingir o tal sucesso, seja pessoal, seja pela empresa em questão. Este espiríto competitivo que nos é ensinado para mostrar as nossas habilidades e sermos vistos pelos coreografos, pode ser usado em qualquer situação onde nos precisamos de destacar. Mostra o teu valor, não te esqueças que tens de ser notado e é garantido que te vais ver a evoluir na carreira. 

3) Gestão de tempo 

Há alguém que faça uma melhor gestão do tempo do que um bailarino? Dias na escola a preparar-se para os exames, a concluir projectos, a ensaiar no estúdio 4-5 horas por noite para se preparar para as competições e que ainda encontrou tempo para estar com a familia e amigos e bem... ser uma pessoa normal! Um bailarino consegue fazer tudo isto. E não só faz, como faz bem! Quem sabe gerir muito bem o seu tempo é visto como uma grande mais-valia! 

4) Saber trabalhar em equipa 

A dança é tudo sobre saber trabalhar em equipa! A maior parte do tempo os bailarinos estão a trabalhar no contexto de aula ou numa coreografia de grupo. O coreógrafo não vai querer um grupo de solistas no palco. Os coreógrafos pretendem um grupo de bailarinos talentosos a dançar em uníssono a sua coreografia. Desde cedo os bailarinos são ensinados a dançar em grupo e a moldar-se para executar a coreografia juntamente com os outros. Esta é uma grande capacidade que se adquire. 

5) Disciplina 

Talvez o mais óbvio de todos eles. Todos nós sabemos que os bailarinos são disciplinados de muitas maneiras, mas o mais importante é que eles são disciplinados para ouvir e respeitar o seu professor ou coreográfo. Acabam por saber lidar profissionalmente com as situações, ouvir atentamente e aplicarem-se! Parece simples, mas a maioria das pessoas não tem estes atributos. 

Qualquer aluno de dança ou bailarino olhará para estas lições de forma natural e sem grande mais-valia. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não possuem estes atributos. Da próxima vez que estiveres no estúdio ou no palco a dar tudo por tudo, lembra-te, quer a dança se torne na tua carreira ou não, que estás a preparar-te para teres sucesso na tua vida! Mantém estas disciplinas para a vida. É garantido o sucesso em qualquer coisa que decidas fazer. 

Agora, mãos à obra! ;) 

Fonte: relevé your life. com
Foto: Jordan Matter, Dancers Among Us

0 Comentários