Pés de bailarina - 4 segredos para os conseguir

domingo, março 08, 2015 Sílvia Oliveira 0 Comentários

|

Ter uns pés arqueados, com um peito do pé bem proeminente é um desejo para qualquer bailarina. Andei a fazer uma pesquisa e há no mercado cada vez mais dispositivos para trabalhar os pés de forma que eles fiquem com o mesmo aspecto dos pés da Svetlana Zakarova.

Pé Svetlana Zakarova

Infelizmente, a forma do arco e o do peito do pé é, em grande parte, determinada por factores genéticos e sobre os quais não temos controlo. No entanto é possível melhorar a aparência. Isto consegue-se aumentando a força e a flexibilidade e usando implantes para melhorar a estética. 

Partilho convosco os resultados da minha pesquisa:

  1. Exercício físico

É imprescindível e o mais económico, tendo em conta os restantes. Quer o pé seja bonito ou não, exercitar os músculos dos pés e das pernas deve fazer parte da rotina de qualquer bailarino. Devem fazer-se exercícios diários para fortalecer correctamente a musculatura e aumentar a flexibilidade dos tecidos. Também se deve ter em conta que não é viável forçar demasiado os pés para se ter o aspecto pretendido pois isso pode causar lesões indesejadas para quem quer continuar a dançar. Outro aspecto muito importante a saber é que os pés muito arqueados têm tendência para fazer mais entorses, pois os tecidos são mais lassos, pelo que o reforço muscular é aconselhado.

3ª posição dos pés em Ballet

  1. Aparelhos para exercitar os músculos das pernas e tornozelos

No mercado existem marcas, modelos e preços diferentes. Costumam estar disponíveis em lojas da especialidade ou em lojas online. Estes são apenas alguns exemplos:

Aparelho de foot stretcher
Foot stretcher

Bandas elásticas no trabalho de pés
Bandas elásticas

Aparelho Pro Arch
Pro arch

Esticador para trabalho pés
Esticador

  1. Insteps Enhancer (potenciador do arco do pé) 

É uma prótese de silicone que se coloca por baixo dos collants ou sapatos e não se vê por baixo dos mesmos. A vantagem é que este é um enchimento/implante removível, sem recurso à cirurgia, que ajuda a melhorar a estética do pé do bailarino. Não se recorre ao uso dos aparelhos acima descritos, embora, tal como referido no parágrafo sobre o exercício, todo o trabalho físico direccionado para o aumento da resistência muscular e alongamento do pé e tornozelo, é uma mais valia para a prática das técnicas de dança.

Tive um professor de dança que nos contava que havia colegas seus na companhia onde dançava que colocavam bifes por baixo das meias para fazer o arco do pé mais proeminente. Ora, as próteses parecem-me uma solução mais higiénica e moderna!

Implante silicone removível pés


  1. Cirurgia estética

Injeções de colagénio: Existem bailarinos que usam injecções de colagénio e que recorrem à cirurgia para alcançar a linha estética desejada. Se achas que pode ser uma solução adequada para ti, procura sempre um especialista qualificado.

Lipoaspiração dos tornozelos: Consiste em tirar o excesso de gordura acumulada nesta área do corpo, permitindo que as pessoas que sofram com "perna de elefante" possam almejar membros inferiores mais adequados à prática da dança. Este tipo de gordura acumulada nos tornozelos deve-se a uma questão genética, pelo que a dieta e o exercício físico não são suficientes para reduzir o volume nesta área. A cirurgia é a única opção.

Bom trabalho!

0 Comentários